A Toxina Botulínica (comumente conhecida como Botox®) tem uma multiplicidade de aplicações na prática clínica e, de entre elas, é utilizada no tratamento do bruxismo.
O bruxismo é uma condição de contração inconsciente dos músculos responsáveis pela mastigação – o típico fenómeno de “ranger ou trincar fortemente os dentes” – ocorrendo com mais frequência à noite, durante o sono. O bruxismo apresenta muitos sinais e sintomas clínicos, podendo causar:
-
- Desgaste anormal dos dentes;
- Dor/disfunção na articulação temporomandibular e músculos mastigatórios;
- Hipertrofia dos músculos masseteres;
- Rigidez da mandíbula pela manhã;
- Dor de cabeça (especialmente na zona temporal quando o paciente acorda de manhã);
- Dor que se irradia para a orelha;
- Mordedura da língua;
- Hipersensibilidade dentária;
- Interrupção do sono;
Felizmente existem várias modalidades de tratamento para o controlo desta condição, sendo a aplicação de toxina botulínica a modalidade mais recente. Este método de tratamento foi introduzido por ser um “relaxante muscular” específico para os músculos mastigatórios, através da injeção de toxina botulínica em músculos estratégicos.
A aplicação da toxina nos casos de bruxismo é simples, praticamente indolor (sensação de “picada de agulha”) e os efeitos colaterais são raros e, mesmo que existam, são transitórios, não acarretando maiores problemas aos pacientes.
Existem contra-indicações específicas para este tratamento e a sua aplicação exige um conhecimento aprofundado da anatomia humana. Por isso, deve ser realizado em consultório e por um médico devidamente capacitado.
Lembre-se, pode marcar a sua primeira avaliação gratuita na clínica Belmedic®, onde pode contar com uma equipa de profissionais habilitados para a realização desta técnica.